A publicidade na vida do brasileiro está por toda parte. Ela se faz presente em casa, na rua e na internet. Até mesmo quando não se espera ela chega por meio de uma notificação de celular.
Não à toa, como destaca um estudo da Globo, 83% da população no Brasil está exposta a algum tipo de publicidade on-line ou off-line. E a tendência é que esse número cresça, já que a própria quantidade de anunciantes tem aumentado. Entre 2019 e 2021, por exemplo, a Kantar IBOPE Media revela um crescimento de 47% nesse sentido.
Mas qual é, de fato, a relação do consumidor brasileiro com a publicidade?
Dados recentes nos permitem compreender o nível de atenção aos anúncios, a percepção do público sobre eles e qual é o impacto sobre o consumo. Quer saber mais a respeito? Então acompanhe a explicação!
A percepção e a atenção do brasileiro na publicidade
De acordo com a Kantar Media Reactions 2022, o público no Brasil tem uma avaliação mais positiva da publicidade em comparação com outros países.
A percepção da publicidade brasileira em relação à média global:
- tem melhor qualidade;
- é mais inovadora;
- é mais relevante e útil;
- é mais confiável.
Essa avaliação favorável contribui para o elevado índice de atenção que o consumidor brasileiro presta à publicidade. Como aponta o relatório Inside Advertising 2022, da Kantar IBOPE Media, sete em cada dez indivíduos entre 12 e 75 anos no Brasil estão ligados nos anúncios.
Tal observação é encontrada nas mais diferentes faixas etárias. Dos 35 aos 54 anos, por exemplo, 69% dos brasileiros afirmam sempre ou muito frequentemente prestar atenção à publicidade.
Para os anunciantes, isso significa que a primeira barreira para conquistar o consumidor já foi praticamente superada. A partir dessa atenção, a comunicação da marca pode focar em destacar os diferenciais do negócio.
O papel da publicidade na vida do brasileiro e nas compras
Outra boa notícia para os anunciantes é o fato de que a atenção do consumidor transforma-se em ação de consumo.
Isso é o que mostra uma pesquisa da Offerwise para a Globo. Os dados revelam que os anúncios das marcas desempenham um importante papel ao despertar o interesse por elas.
Segundo os próprios consumidores brasileiros:
- Relatam que 77% já se interessaram por produtos ou serviços vistos em propagandas.
- Para 68% deles, publicidade em vídeo na internet ou na TV ajuda a conhecer novos produtos.
- Além disso, conforme números da Kantar IBOPE Media, 63% costumam pesquisar na internet sobre os produtos vistos na televisão.
Entretanto, para que a publicidade traga bons resultados, os dados da Offerwise salientam a importância da segmentação das campanhas. Isso contribui para uma melhor experiência do público com os anúncios, dando maior atenção a eles, e para a fixação da mensagem na mente do consumidor.
A importância de segmentar a publicidade:
- Atenção: 75% dos consumidores prestam mais atenção a propagandas que combinam com o estilo de vida deles.
- Relevância: 71% gostam de ver propagandas específicas para as necessidades e o perfil deles.
- Contexto: 64% prestam mais atenção a propagandas que façam sentido com o conteúdo consumido no momento.
A função do QR Code na publicidade brasileira
Nesse panorama da publicidade brasileira, o investimento publicitário em vídeo merece um tópico à parte. E precisamos falar especialmente sobre o caso da televisão, meio que recebe mais de 50% do orçamento de mídia no Brasil, de acordo com o Cenp-Meios.
Existem boas razões para a TV atrair tanto os anunciantes no País. A Kantar IBOPE Media informa, por exemplo, que 98% dos brasileiros assistiram a conteúdos de vídeo em casa em 2022 e que 79% do tempo consumindo vídeo dentro do lar foi pela televisão linear.
Mas ainda há outros bons motivos para investir em publicidade na TV. Uma delas é o uso de QR Codes nos anúncios, que tem ajudado a impulsionar as vendas.
Considerando que quase 80% do público declara já ter se interessado por produtos ou serviços vistos em propagandas, os QR Codes assumem a função de facilitar a conversão do interesse em ação. Esse é um recurso cada vez mais conhecido, tanto que 89% da população brasileira conectada sabe identificar um código do tipo, como revela a Behup
Inclusive, de acordo com a pesquisa da Offerwise:
- 83% dos consumidores avaliam as marcas que usam QR Codes como mais inovadoras.
- 70% consideram o formato relevante e útil.
- 55% poderiam comprar dessa maneira.
Com isso, a publicidade não só facilita a vida do brasileiro, como também impulsiona os resultados dos anunciantes.
Comments are closed